Levando os ensinamentos do Jiu Jitsu para vida por Rickson Gracie

Viver o “Jiu Jitsu LifeStyle” siginifica aplicar os princípios da arte suave em sua vida cotidiana. O grande mestre Rickson Gracie explica esse conceito nas linhas abaixo.

O que seria o Jiu Jitsu como estilo de vida?

Jiu Jitsu é como uma filosofia, que me ajuda a compreender a enfrentar a vida. Para entender a nossa sociedade, para me relacionar com as pessoas, para competir em um torneio de auto-defesa, para me sentir confiante, para andar na rua e ser capaz de ajudar as pessoas, e principalmente ser forte o suficiente para perdoar.

O que é melhor evitar uma luta ou reagir quando se sentir confrontado?

Eu acredito que você deve fazer o que você acha que tem que fazer. Se eu não acredito que eu deveria lutar, eu não vou lutar. Minha decisão é baseada mais na minha honra e moral, do que na pessoa na qual eu estou canalizando minha raiva. Por exemplo, se eu vejo um cara batendo uma velha senhora, eu vou fazer algo sobre isso. Eu não me importo quem é. É uma obrigação moral. Eu não posso viver com isso na minha mente sem agir só porque eu não sei quem é aquela pessoa. Em casos como este, a minha honra, a minha dignidade e meu código moral são muito mais importantes do que a minha integridade física.

Você considera que o Jiu Jitsu pode ser praticado por pessoas que consideram não ter aptidão natural?

Com certeza. Eu não posso pensar em qualquer pessoa com menos capacidade física do que meu pai, Helio Gracie. Quando meu pai tinha doze anos o médico disse que ele não poderia fazer qualquer exercício por causa da vertigem. Se ele corresse 200 metros em um sprint, ele iria desmaiar. Mas ele era muito pavio curto, um cara durão. Assim, com a impossibilidade de usar a força ao treinar Jiu Jitsu, ele foi forçado a desenvolver sua própria técnica, equilibrando assim a sua incapacidade. Nós gostamos de dizer que Einstein foi para a física o que Helio Gracie foi para o Jiu Jitsu. Ele inventou possivelmente 80% do Jiu Jitsu que temos hoje. Alavancas e sensibilidade em usar a energia do oponente contra ele mesmo são fundamentais para Jiu Jitsu, mas a aplicação desses princípios nunca foram utilizados antes, não da maneira que meu pai desenvolveu. Meu pai quebrou o molde. Ele iniciou uma perspectiva diferente.

Rickson1

Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas em fazer algo para ganhar dinheiro do que fazer algo que tenha significado e lhes dê prazer. Eles decidem que o dinheiro é o objetivo e, em seguida, começam a descobrir o que eles têm que fazer para obtê-lo. Como você vê essa questão?

Eu acho exatamente o contrário. Você precisa ganhar dinheiro, mas ele nunca deve ser a prioridade. O que você gostaria de fazer é o que você deve tentar e dar o seu melhor. O dinheiro vai vir. Essa é a forma como as pessoas realmente ficam ricas. Eles gostam do que fazem e o dinheiro vem de alguma forma. É a mesma coisa com o desempenho no Jiu Jitsu. Algumas pessoas pensam que melhorar é aumentar os batimentos cardíacos ou a flexibilidade, resistência física ou mesmo a coordenação. Então, eles compõem exercícios para melhorar essas valências. Quando eu estou fazendo o exercício, o que estou tentando fazer é meditar. Entrar em um estado em que eu me sinto em equilíbrio entre corpo, mente e espírito. É só diversão. Quando eu treino Jiu Jitsu eu não tenho um relógio na cabeça. Eu só estou sentindo e fluindo. Ao treinar, correr, ou fazer caminhadas não há horários ou regras especiais. Se você o ama oque está fazendo, irá fazê-lo com todo o seu corpo. Você não se importa se é um exercício, lazer ou trabalho.

E com relação a Dieta praticada em sua família, a famosa Dieta Gracie

Ela existe e é muito importante para o nosso rendimento, mas não tem tanto a ver com o que, ou quanto você come. O mais importante é a forma como você combina os alimentos. Você pode comer legumes, frutas, arroz, feijão, carne, ou o que quiser. Mas a coisa mais importante é as combinação dos alimentos. O processo de digestão é o maior treino que seu corpo faz diariamente. Você usa energia para digerir. Você pode economizar energia, escolhendo os alimentos que digerem melhor combinados com outros, e você pode absorver mais nutrientes e ganhar mais energia, escolhendo alimentos que utilizam enzimas compatíveis para digerir.

Na visão de um adepto ao “Jiu Jitsu LifeStyle” qual seria a forma de lidar com as dificuldades do dia a dia.

Eu acredito que você deve ter um ponto de vista evolutivo. Você deve meditar, você deve orar, você deve ser grato, deve dar. Eu acho que essas coisas são muito importantes espiritualmente para você estar em paz consigo mesmo. Uma vez que você tenta melhorar espiritualmente, fisicamente e mentalmente você está em um bom caminho. Mesmo se eu perdesse minhas duas pernas hoje eu não acho que isso me faria perder o sentido da vida. É claro que eu não vou ser mais um lutador, mas eu sou capaz de me permitir fazer outras coisas. Vou tentar nadar. Vou tentar o surf. Eu não sei o que mais, mas eu continuaria apaixonado pela vida e pelo aprendizado. Eu sempre quis aprender a tocar piano, mas eu nunca tive tempo. Ou tocar guitarra, são tantas coisas… Algumas pessoas têm pernas e não as usam porque estão focados em outras coisa. Eu acho que mesmo uma coisa ruim sempre tem uma boa maneira de olhar para ela. É claro que eu amo fazer o que estou fazendo, mas e se eu ficar doente… entende? A mente é tão bonita e tão selvagem e você pode fazer tantas coisas diferentes. Há sempre um lado bom para tudo. Nada é totalmente desesperador. Como “Ah … eu perdi meu emprego.” Você perdeu o seu emprego? Vá à praia, cara. Pegue algumas ondas.

Créditos: http://www.bjjee.com

Comentários

Comentários