Entendendo a prescrição do treinamento (Parte I)

Estamos dando inicio a uma série de publicações relacionadas a preparação física no universo das lutas em especifico ao jiu jitsu. O intuito nada mais é do que tentar esclarecer alguns pontos obscuros nessa área que podemos dizer ainda é um tanto empírica.

Escolhi um tema que nos vai servir de suporte para entendermos tudo o que será escrito posteriormente. Para entendermos sobre preparação física, e poder prescrever um treino de forma eficiente, temos que ter um conhecimento prévio sobre Treinamento Desportivo. Este apresenta-se como uma atividade de longa duração, graduada de forma progressiva, individualizada, atuando especificamente nas funções humanas, fisiológicas e psicológicas, com objetivos de superar tarefas mais exigentes que as habituais. Quando aplicado adequadamente, provocará no organismo humano, adaptações morfológicas e funcionais, elevando assim o nível de forma física do indivíduo. Sendo assim, alguns princípios devem ser seguidos para que a aplicação desse treinamento seja eficaz.

Foto: Reprodução

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Apresentarei os que são considerados fundamentais em qualquer processo de treinamento:

Adaptação: adaptações biológicas no esporte entendem-se pelas alterações dos órgãos e sistemas funcionais, que aparecem em decorrência das atividades psicofísicas e esportivas, este princípio do treinamento esportivo está intimamente ligado ao fenômeno do stress, ou seja, da quebra da homeostase.

Individualidade Biológica: a aplicação de cargas de treinamento respeitando a individualidade biológica de cada indivíduo é uma regra. Encontramos atletas que recebem a mesma sobrecarga de trabalho e reagem, sofrem adaptações, completamente diferentes. Neste caso, até as recuperações são diferentes. Para atletas jovens, é importante considerar as fases de crescimento e desenvolvimento em que se encontram. Para todos, o estilo de vida também conta.

Sobrecarga: o primeiro passo para acertarmos na determinação da sobrecarga são os testes de avaliação. Eles nos indicam em que patamar de forma o atleta se encontra e como poderemos estabelecer o volume e a intensidade da sobrecarga aplicada. Conforme os objetivos do atleta e seu nível de forma, devemos programar as cargas quanto aos aspectos de qualidade (intensidade) e quantidade (volume) de forma gradual e crescente.

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Foto: Ana Prata

Intensidade: em todo treinamento existem dois parâmetros – a carga ou estímulo e a pausa ou recuperação. Como já mencionado, a carga produz um desajuste dos sistemas e durante a recuperação, por meio da reação do organismo, ocorre a adaptação e supercompensação. Essa recuperação demanda um tempo de repouso, ou diminuição da carga, para produzir todos os efeitos regenerativos e supercompensatórios. Essa relação temporal entre a aplicação da carga e a recuperação denomina-se densidade. A correta utilização dessa relação determina eficácia do treinamento.

Especificidade: outra regra bastante clara: se aplicarmos cargas de resistência, o atleta melhora a resistência. Neste caso, considerando as características próprias do esporte trabalhado, o planejamento deve conter elementos específicos (objetivos, métodos, meios, etc) para desenvolvimento das capacidades deste esporte.

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Reversibilidade: a interrupção do processo de treinamento provoca reversão dos efeitos obtidos ao longo do tempo. Essa perda apresenta um ritmo mais rápido para os treinamentos baseados em resistência e resistência de força, e mais lento para os treinamentos baseados em força explosiva e força máxima.

A orientação do planejamento do treinamento por estes princípios nos afasta do empirismo, que muitas vezes põe em risco a saúde de indivíduos sãos, e não traz melhoria alguma no desempenho de atletas. Vale lembrar que toda elaboração e orientação dos treinos devem ser conduzidas por um profissional formado e capacitado para esse tipo de trabalho. Nos novos posts discutiremos mais sobre o passo a passo da prescrição de treinos. Até a próxima!

Prof. Esp. Lino Délcio Gonçalves
Especialista em Treinamento Esportivo
Sócio Proprietário da Academia Funcional Life

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